Ortodontia

A ortodontia é a especialidade que visa a harmonia entre os dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado. Um bom tratamento ortodôntico leva o paciente a ter uma boa mastigação, melhorando a saúde, facilitando a higienização e prolongando a vida dos dentes, além de melhorar a estética e aumentar a auto-estima.

Quem pode fazer um tratamento Ortodôntico ?

O tratamento pode ser realizado em pacientes de qualquer idade, desde que sejam respeitados os limites biológicos de cada um, pois cada paciente responde de maneira diferente ao tratamento.

Como evitar que seu filho use aparelho?

A criança não deve ser levada ao dentista apenas para tratar cáries, mas também para avaliar se a respiração está correta, se apresenta hábito de ficar com o dedo na boca frequentemente, se morde canetas, se costuma roer unhas, se há mal posicionamento da língua ao falar ou deglutir, se a erupção dentária está correta ou se houve perda precoce de dentes decíduos, pois todos esses fatores levam ao mau posicionamento dos dentes e das arcadas dentárias bem como alterações na face da criança.

Ortodontia Preventiva e Interceptativa

Utilizada em idades mais precoces e realizadas através de aparelhos móveis fixos ou ortopédicos e tem como objetivo evitar ou interceptar a instalação de determinadas más oclusões trazendo benefícios funcionais, estéticos e psicossocial para as crianças.

Tipos de aparelhos

Aparelhos Metálicos

Feitos de aço inoxidável e muito resistentes, são os mais usados na ortodontia por serem eficientes e por terem preço acessível.

Aparelhos Estéticos

Representam uma alternativa para os pacientes que não querem usar um aparelho metálico. O material usado na confecção deste tipo de aparelho é mais discreto.

Indicação do uso de aparelho
  • Apinhamento;
  • Falta de espaço para a correta erupção dentária;
  • Mordida cruzada;
  • Diastemas (espaços entre os dentes);
  • Dentes muito projetados;
  • Mordida aberta.